quinta-feira, 22 de setembro de 2011

STJ abre ação penal contra ex-governador de Roraima

Agência Estado
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu a denúncia e abriu ação penal por peculato contra o ex-governador de Roraima, Neudo Campos, e o presidente do Tribunal de Contas de Roraima, Marcus Rafael de Hollanda Farias. Até o fim da instrução do processo, Hollanda Farias deverá ficar afastado do Tribunal de Contas.
A Corte Especial do STJ, por unanimidade, recebeu hoje a denúncia contra Campos, Hollanda Farias e mais três pessoas, mas julgou estar prescrito o crime de formação de quadrilha, pelo qual todos foram denunciados pelo Ministério Público. Por conta da decisão, os ministros decidiram afastar do cargo o presidente do tribunal de contas, também em votação unânime.
Os réus da ação foram denunciados por envolvimento no chamado "escândalo dos gafanhotos", esquema que envolvia a inclusão de aproximadamente 6 mil de funcionários fantasmas na folha de pagamento do Departamento de Estradas e Rodagem. Os laranjas do esquema assinavam procurações para integrantes do grupo, que sacavam e embolsavam os recursos do orçamento. O desvio calculado pelo Ministério Público chegaria a R$ 70 milhões.
Esse processo envolvendo Neudo de Campos chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) quando ele se elegeu deputado. Em 2010, ele renunciou ao mandato. O processo deixou então o Supremo. Como um dos réus é ministro do Tribunal de Contas, o processo foi remetido para o STJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!