sábado, 17 de setembro de 2011

Os 21 anos do SUS serão lembrados em sessão no Senado Federal na segunda-feira

O Senado vai celebrar, no horário do expediente da sessão da próxima segunda-feira (19), a partir das 14h, o 21º aniversário de criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Requerimento com esse objetivo foi apresentado pelo senador Paulo Davim (PV-RN).
O Sistema Único de Saúde foi criado pela Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, com o objetivo de propiciar o acesso aos serviços de saúde a toda população brasileira. Antes, lembrou o senador, a assistência médica ficava restrita aos empregados que contribuíssem com a previdência social, por meio do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps).
Hoje, informou Davim no requerimento, fazem parte do SUS centros e postos de saúde, hospitais - incluindo os universitários - laboratórios, hemocentros, serviços de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental além de fundações e institutos de pesquisa.
O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. A homenagem ocorre num momento em que o Congresso Nacional e a sociedade se mobilizam em torno da questão do financiamento da saúde no Brasil. É o que está em jogo no exame do projeto (PLP 306/2008, na Câmara, e PLS 121/2007, no Senado) que regulamenta a Emenda 29/2000Entenda o assunto , atualmente na Câmara dos Deputados, que define a responsabilidade dos entes federados quanto ao financiamento da saúde. 
Agência Senado

Um comentário:

  1. Problemas na saúde: Novo Conceito em Saúde Pública Preventiva. Veja mais em: www.enfermagem3g.blogspot.com

    ResponderExcluir

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!