segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Naútico: Vitória magra, mas essencial

Marcelo Sá Barreto


SERRA TALHADA – O Náutico teve dificuldades, mas fez valer a sua tradição e, mesmo sem jogar bem, achou a vitória por 1x0, sobre o Serra Talhada, ontem, no Estádio Nildo Pereira (Pereirão), em Serra Talhada, nos pés do prata da casa Marcos Vinícius, aos 33 minutos do 2º tempo. Apesar de se recuperar da derrota na rodada passada, os alvirrubros continuam na vice-liderança do Campeonato Pernambucano Coca-Cola, somando 19 pontos – mesmo número do Salgueiro, que leva vantagem no saldo de gols (9 a 8). Os alvirrubros voltam a jogar diante da sua torcida na quarta-feira, contra o Central.
Como equipes que almejam a vitória, Náutico e Serra Talhada apostaram na ofensividade. Em vez de esperarem o adversário sertanejo e partirem para cima nos contra-ataques, os alvirrubros optaram pela marcação sob pressão e, com a posse de bola, nas investidas dos volantes Derley e Souza, os responsáveis pela criação. Os três atacantes – o Timbu entrou num 4-3-3 – o tempo todo procuraram se movimentar, até para facilitar o trabalho dos articuladores.
Os donos da casa não se encostaram na parede. Dentro de suas limitações, aproveitaram o espaço deixado pelo Náutico para ganhar campo. As tentativas mais objetivas, porém, eram sempre aniquiladas pelos alvirrubros, bem arrumados lá trás.
Por mais esforço que fizessem, Souza e Derley não conseguiam dar velocidade perdida com ausência de Eduardo Ramos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O jogo ficou parelho, com as equipes sem criatividade para romper as defesas.
Faltando dez minutos para o final, os alvirrubros voltaram a apresentar erros na sua marcação na entrada da área. E o Serra aproveitou. Júnior Mineiro, em duas ótimas oportunidades, de frente para a meta do Timbu, perdeu ambas, incrivelmente, com Rodrigo Carvalho defendendo os arremates.
“Temos que criar mais para fazer os gols”, disse Derley, ao voltar para o segundo tempo.
Foi para dar mais objetividade e velocidade que o técnico Waldemar Lemos apostou na entrada de Marcos Vinícius, no lugar de Dorielton. A letargia do Náutico continuou. A conversa do intervalo, aliás, não fez bem para as duas equipes. Os jogadores voltaram dispersos, multiplicando os erros de passe.
Num contra-ataque, logo após cobrança de falta dos donos da casa – o Náutico já tinha perdido o zagueiro Diego Bispo, expulso –, Marcos Vinícius recebeu livre, dentro da área, e chutou cruzado, sem defesa para Bruno. Até o fim, os alvirrubros jogaram com consciência e seguraram a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!