segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DEMOCRATAS quer Marco Maciel no Parlasul

RENATA BEZERRA DE MELO   
Recolhido e se mantendo longe dos holofotes desde as eleições de outubro, o senador Marco Maciel (DEM), que não conseguiu se reeleger no último pleito,  aparece como “nome mais forte que o partido tem para indicar ao Parlasul (parlamento formado por legisladores do países do Mercosul)”, segundo o deputado federal André de Paula (DEM). São tachadas de “especulação” as sinalizações de que Maciel poderia assumir a presidência nacional da legenda. André, por outro lado, ressalta o currículo do senador em demonstração de que ele seria o representante ideal do Democratas no Parlamento do Mercosul.
“Ex-vice presidente, ele tem trânsito internacional. De muito peso, interessa ao partido tê-lo no fórum”, revela o democrata. “Até pela formação de professor de Direito Internacional, sempre foi membro das comissões de Relações Exteriores, é a pessoa talhada para uma função como essa”, acrescenta, lembrando tratar-se de uma negociação que depende “menos do partido e mais do Congresso”.
A formalização de Maciel no Parlasul estaria dependendo apenas da aprovação de uma resolução pelo Congresso que tornasse legal a condução de ex-parlamentares às  vagas reservadas. O prazo para flexibilização da cláusula é dia 31 de dezembro, mas, já no próximo dia 17, tem inícío o recesso parlamentar, ou seja, até lá essa situação tende a estar consolidada. Na última sexta-feira, o caminho pareceu mais aberto a Maciel, uma vez que o presidente da Casa Alta, José Sarney (PMDB/AP), mostrou-se a favor da ocupação de cadeiras no Parlasul por deputados e senadores não reeleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!