2º turno das eleições municipais
Portal G1 – Rosane D’Agostino e Thiago Reis
O PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos no segundo turno das eleições municipais deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram 14 prefeituras conquistadas, de um total de 19 em que o partido disputava o cargo. Já o PT, que disputava sete prefeituras, não elegeu nenhum candidato.
Em seguida, aparece o PMDB, que, elegeu nove prefeitos de um total de 15 disputas. Já o
PPS, que aparece em terceiro lugar com 5 prefeitos eleitos, havia disputado sete prefeituras.
PPS, que aparece em terceiro lugar com 5 prefeitos eleitos, havia disputado sete prefeituras.
O PSDB foi o grande vitorioso do domingo. O partido só perdeu em Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Caucaia (CE) e Franca (SP). O principal revés foi na capital mineira, em que João Leite, que terminou à frente no 1º turno, levou a virada no segundo e perdeu a disputa para Kalil (PHS).
Os tucanos venceram em Belém (PA), Blumenau (SC), Caruaru (PE), Contagem (MG), Jundiaí (SP), Maceió, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Vila Velha (ES).
Senador, após o resultado da eleição no Recife, disse que o momento também é propício para recomeçar a preparação para a disputa de 2018
Com 100% dos votos apurados, a deputada estadual Raquel Lyra(PSDB) foi eleita e será a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Caruaru. Filha do ex-governador João Lyra Neto, a tucana venceu o também deputado estadual e ex-prefeito do município Tony Gel(PMDB) com 53,15% dos votos, uma diferença de 11 mil votos. Essa foi a primeira vez que o município decidiu uma eleição no segundo turno.
Tamíz Freitas




