terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sucessão no PMDB em jogo

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, é considerado o presidente do PMDB dos sonhos para o petista. Não seria a primeira vez que Lula tentaria emplacar seu atual ministro da Defesa no comando do PMDB. Em 2007, o governo encampou o movimento, mas não teve sucesso. Apesar do apoio de Lula à candidatura de Jobim, o ministro carece de aliados no partido para ganhar cacife interno e chegar ao comando da legenda.

Os peemedebistas, no entanto, são unânimes em repelir qualquer tentativa de "intervenção" petista na executiva. Na ausência de Temer, a avaliação é de que o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) será o presidente do partido até o início de 2012. "Ninguém vai antecipar a eleição para presidente do partido. E Jobim nem é parte da executiva", resume o ex-ministro e deputado Geddel Vieira Lima (PMDB), que concorre ao governo da Bahia sob a benção de Lula.

O vice de Dilma foi eleito presidente do PMDB em fevereiro deste ano para um mandato de dois anos. O deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) diz que é cedo para debater sucessão da presidência do partido, mas afirma que Jobim é um bom nome. "Acho que o Jobim tem todas as qualidades, mas ainda é o primeiro ano da gestão do presidente. Ele (Jobim) é um grande candidato. No primeiro momento, é seguir a sucessão e depois abrir a discussão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!