terça-feira, 12 de julho de 2011

Marco Maciel se antecipou ao julgamento da História

Vetado pelo próprio PSDB nos programas políticos do partido na eleição presidencial de 2010, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está tendo sua imagem resgatada na imprensa, no Congresso, nas rodas partidárias e até nas ruas. Aos poucos o Brasil está chegando à conclusão de que, para o seu tempo, sua época e suas circunstâncias, ele foi, sim, um grande presidente da República.

A propósito, em discurso que leu no Senado em 26 de março de 2003 quando assumiu naquela Casa o terceiro mandato de senador, após ter sido vice-presidente do próprio FHC, Marco Maciel fez esta observação sobre o ex-presidente que consta do mais recente livro de sua autoria intitulado “Política com ‘P’ grande”: a História haverá de fazer justiça à “intensa e densa Era FHC”, marcada pelo respeito à ética e à transparência, pela estabilidade econômica e avanços democráticos e sociais.

E foi mais além: “A isso se deve aditar traços presentes na personalidade do ex-presidente que a estadística registra como indispensável à conduta do governante: a cordura, o equilíbrio, a tolerância, o discernimento, a serenidade e a capacidade dialógica aliada à tempestividade das decisões, atributos essenciais à gestão de um país rico em sua diversidade e complexo na variada constelação de seus problemas”. Era o início de um julgamento isento que a História começa a fazer da “Era FHC”.  Por Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!