domingo, 17 de julho de 2011

Propostas criam mais cinco Estados

BRASÍLIA (Folhapress) - O mapa do Brasil pode ter um novo desenho. A exemplo do plebiscito que vai deliberar sobre a emancipação de Tapajós e Carajás, hoje pertencentes ao Pará, pelo menos outros 13 projetos em discussão no Congresso propõem consultas para a criação de mais cinco Estados e quatro territórios no País. A proposta mais recente foi apresentada no mês passado na Câmara e defende a criação do Maranhão do Sul.
O autor do texto, deputado Ribamar Alves (PSB-MA), diz que o Estado é um dos mais pobres do País porque os investimentos públicos têm se concentrado em torno da capital, São Luís. A divisão, segundo ele, reduziria os contrastes entre os maranhenses. “Existe uma parte do Estado com perfil humano e econômico totalmente diferente da outra, e que merece, portanto, um tratamento diferenciado”.

A opinião da maioria dos deputados que querem dividir o País é a mesma. Eles tomam como exemplos Tocantins e Mato Grosso do Sul, que tiveram crescimentos significativos ao virarem Estados. Para Roberto Romano, professor de política e ética da Unicamp, essa ideia pode ser uma ilusão. “Essa receita que estão querendo pode ser mais um complicador, pois (com a criação de novos Estados) você cria mais burocracia e uma maior guerra fiscal”, afirma. Caso os projetos sejam aprovados, será necessário promover plebiscitos entre as populações interessadas. O que vai decidir sobre a criação de Carajás e Tapajós, por exemplo, já foi marcado para dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!