terça-feira, 19 de julho de 2011

Oposição aumenta pressão por uma CPI

BRASÍLIA (Folhapress) - Mesmo durante o recesso parlamentar, os líderes do PSDB no Congresso aumentam a pressão para viabilizar uma CPI que investigue irregularidades no Ministério dos Transportes. Segundo Álvaro Dias (PR), líder da legenda no Senado, as novas denúncias envolvendo a pasta devem mobilizar os senadores e a oposição deve conseguir as quatro assinaturas que faltam para a instalação da comissão.

“Temos que reabilitar esse instituto, que é fundamental para que a limpeza ocorra quando há sujeira no Governo. Não há nenhum outro instrumento mais adequado do que CPI e, diante dos fatos, não há como relutar. Creio que o próprio Governo perdeu condição política e moral de impedir a instalação de uma CPI nesse caso”, afirmou Dias, ontem.

Anteontem, a Folha de S.Paulo mostrou que o novo ministro dos Transportes, Paulo Passos, aumentou, em sua última passagem pelo cargo, o volume de contratos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) que tiveram o valor ampliado. Levantamento revela que o número de contratos dos chamados aditivos - termos que elevam o valor de obras e serviços em andamento - mais do que dobrou entre julho e dezembro de 2010, na comparação com o mesmo período de 2009.

“As providências adotadas até agora pelo Governo não são suficientes. O Ministério Público ainda não teve tempo de instaurar os procedimentos para a investigação judiciária. Cabe ao Congresso Nacional agir com celeridade para dar resposta imediata à população do País”, completou Dias. “É um ministro que já foi ministro quatro vezes nesse período de oito anos e meio, que exerceu uma função relevante dentro desse sistema e obviamente sabe de tudo ou tem o dever de saber. Na pior das hipóteses é cúmplice de tudo o que ocorreu. A sua nomeação foi trocar seis por meia dúzia”, disse sobre Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!