segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A HISTÓRIA DE SANTA TEREZINHA

 História de Santa Terezinha - PE. "A princesa do pajeú." O povoado de Santa Terezinha foi fundado no ano de 1929. Foi o comércio que deu origem ao município, quando os comerciantes de São José do Egito negociavam em Imaculada-PB. Devido a os altos impostos cobrados por fiscais de Teixeira-PB, por esse motivos uns comerciantes resolveram fazer uma feira aqui, tendo como primcipais comercianteses:
José Romão de Araújo,José David de Vasconcelos,Manoel Veras,Nilo Veras,Napoleão Florentino,Cícero Macena,José Alves de Melo. No dia 29 de maio de 1929 foi realizada a primeira feira livre. Ainda no mesmo dia foi celebrada a 1ª missa presidida pelo saudoso Mons. Pe. Sebastião Ferreira Rabelo debaixo de um sombreão, na propriedade da família Virgulino. Nossa 1ª professora foi:
No instituto São José no ano de 1938. O primeiro nome dado ao povoado foi "Calderão das bestas", devido um tanque que existia nas terras da família acima mencionada; e nesse tanque morriam muitas bestas devido o mesmo ser escorregadio no seu acesso à água pra beber. O 2ª nome foi "Feira Nova" em virtude da primeira feira. O 3ª nome é Santa Terezinha foi sugerido pelo Pe. Sebastião Rabelo em comum acordo com os demais habitantes. As Primeiras residências nesta cidade foram as do Sr. Virgulino José dos Santos, José Domingos dos Santos, Joaquim Martins. No início desta formação existia três casas populares começando a surgir as primeiras edificações, quando foi construído um armazem pelo Senhor Nozinho Romão. Este povoado ficou sob o domínio de São José do Egito até o dia 20 de dezembro de 1963 quando se deu a emancipação política. Quandi foi elevada à cidade pela LEI Nº 4990 de 20 de dezembro de 1963, pelas as mãos do saudoso Governador Miguel Arraes de Alencar; foi nomeado prefeito interino o Sr. João Ferreira Silva(Seu Joca Balduíno conhecido como o Médico dos pobres)e para delegado o Sr. Rodrigo Bezerra da Silva.
Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados Vila do Tigre e Vila de Fátima(Serra do Machado). Anualmente, no dia 10 de janeiro a cidade comemora a sua emancipação política.GeografiaClimaSemi-árido, predominante a vegetação da caatinga Miporcrófita com temperatura média anual de 24°C, sendo o relevo forte ondulado com recursos minerais e natureza rochosa e silicosa.Educação e culturaO Município de Santa Terezinha – PE possui 25 escola sendo 21 na zona rural e 04 na zona urbana. Uma escola particular de boa qualidade de ensino; O CNC Colégio Nova Conquista.A meta que o município pretende atingir é oferecer uma educação com qualidade, que atenda o educando com o objetivo de forma cidadão para o futuro, no aspecto cultural a meta é desenvolver eventos culturais priorizando principalmente a cultura do município, bem como valorizando a cultura regional,
EconomiaA comercialização de produto é feita através de outros municípios e do próprio. É considerado um comércio desenvolvido, com uma agência do BANCO DO BRASIL , ROCHA LOTERIA,e O PONTO CELPE anexo ao mercadinho DODÔ, onde também presta pequenos serviços bancários, ainda conta com vários estabelecimentos comerciais, sendo supermercados, mercearias e lojas de roupas e calçados, Loja de móveis , Lojas de Celulares e acessórios, Vários técnicos em eletrônica, Fábrica de pré-moldados Marcelino, Três Postos de combustivéis; Posto STª Terezinha, Posto Via Leste e Posto Interativo. Além de uma grande feira livre que é de onde vem comerciantes das cidades vizinhas, sendo muito visitada.A economia do município também é baseada na produção agrícola sendo o cultivo de milho, feijão, algodão, mandioca, sisal, cajueiro, palma, cana-de-açúcar, arroz, graviola, bananeira, goiabeira, mangueira,jaqueira, etc.
Pecuária
A criação de gado de corte, leite, caprinos e ovinos e várias granjas como:(Granja São Luiz dos Irmãos Anisio e Adeval ) agregadas a Agropecuária Serrote Redondo Ltda.A cidade tem políticos de medidas populistas, com pouca instrução e/ou conhecimento de causa, com pendor de demagogia sem nenhum comedimento. Aos eleitores à margem do discernimento, resta (não definitivamente, mas por inferência) corroborar impudicos, renegando assim a proficuidade ou prerrogativa de adotar juízo circunspecto. Em síntese, admite-se escolha apenas considerando a matiz de cada opção.TurismoEntre os atrativos turísticos do município de Santa Terezinha, destaca-se a cachoeira do Quati, localizada no sítio de mesmo nome. Outras opções de passeio são os Açudes do Virgulino e Açude Novo na sede, as barragens do Cascudo na vila do Tigre,e Zé Antonio que abastecem a cidade e a inevitável visita aos engenhos de cana, nos sítios Fundões dos filhos do saudoso Zé Nicolau e Zé Antônio. A igreja matriz de Santa Terezinha, no centro, é o destaque da cidade. com várias capelas na zona rural e na sede a mais antiga é a de Stº Antonio. São José na Vila. Temos várias Igrejas Evangélicas.O município realiza várias festas durante o ano como o carnaval, a festa da padroeira Santa Terezinha, em outubro; o São João fora de época no qual o turista pode apreciar a principal manifestação folclórica da região, a quadrilha e a Festa do João Pedro, comemorada no mês de julho, com bandas, pau-de-sebo, apresentações folclóricas e barracas com comidas típicas.O artesanato apresenta trabalhos com madeira, serigrafias e pintura em tela pelo artista plástico Geílson Artes, Mirozinho Pintor e um profissional na área de fotografia ROGÉRIO fotógrafo. Cidade de poetas como o Saudoso MANÉ DE CÔCO, Severino Feitoza, Geilson Oliveira e um montão deles.A cidade não é tão desenvolvida e estruturada mas, ainda assim é super visitada na semana da Festa do João Pedro, dispõe da SPEED LINK provedor e distribuidor de internet e Lan Houses e escolas de informatica: Escola de informática SANTA ANA,Org. Luciana Oliveira e Adjacir, e a bem ja conhecida Master Informática e Lan Hause, situada à Avenida José David Vasconcelos, 177, oferecendo curso Básico e Avançado. (Org. Edinaldo e Clebia - instrutora de informática) O CNC Colégio Nova Conquista " Educando com vocação"Org. Eduardo Oliveira e Avanir.

Município de Santa Terezinha

Aniversário
10 de Janeiro segundo Biblioteca do IBGE
Fundação1 de janeiro de 1963GentílicoterezinhenseLemaPrefeito(a)Adeilson Lustosa da Silva(PTB)LocalizaçãoLocalização de Santa Terezinha
Unidade federativaPernambucoMesorregiãoSertão Pernambucano IBGE/2008
MicrorregiãoPajeú IBGE/2008
Região metropolitana

Municípios limítrofesTabira, São José do Egito e estado da ParaíbaDistância até a capital440 quilômetrosCaracterísticas geográficasÁrea196 km²População10.198 hab. est. IBGE/2008
Densidade53,61 hab./km²Altitude813 metrosClimatropicalFuso horárioUTC-3IndicadoresIDH0,602 médio PNUD/2000
PIBR$ 24.853 mil IBGE/2005
PIB per capitaR$ 2.352,00 IBGE/2005
Santa Terezinha: é um município brasileiro do estado dePernambuco.
Localiza-se a uma latitude 07º22'40" sul e a uma longitude
VISITE NOSSA TERRA SANTA, A PRINCESA DO PAJEÚ, CIDADE HOSPITALEIRA E DE POETAS COMO O GRANDE SEVERINO FEITOZA.
Por VALMIR ANDRADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!