quinta-feira, 29 de maio de 2014

DEMOCRATAS apresenta plano de trabalho da CPMI da Petrobras

Branca Alves

Na primeira reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), realizada nesta quarta-feira (28), o Democratas apresentou 14 requerimentos de convocação, transferências de quebras de sigilo e criação de subrelatorias. Além disso, conforme anunciado pelo líder do partido na Câmara, deputado Mendonça Filho, o partido requisita à Polícia Federal a íntegra do processo da Operação Lava Jato.
A CPMI vai investigar irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), na construção de refinarias como a Abreu e Lima, em Pernambuco, bem como denúncias de pagamento de propina para fechamento de contrato com a empresa holandesa SBM. Mendonça e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) também sugeriram que os trabalhos da comissão não sejam interrompidos durante o recesso parlamentar.
“O governo fez um grande esforço para impedir a CPMI da Petrobras e contou com a proximidade da Copa do Mundo acreditando que os brasileiros teriam olhos apenas para o desempenho da Seleção. Mas o povo quer investigação e, se for preciso, o Democratas vai obstruir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para garantir o funcionamento da comissão. Precisamos apurar esse mar de irregularidades numa empresa tão importante que está sucateada pela incompetência e denúncias de corrupção”, disse Mendonça Filho.
O líder do DEM propôs o foco da apuração em quatro figuras centrais: o doleiro Alberto Youssef, os ex-diretores da Petrobras, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, e o ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli. Ele também sugeriu que o plano de trabalho da comissão seja aprovado no máximo até esta quinta-feira (29).
O deputado Rodrigo Maia afirmou que é fundamental também apurar os ritos das decisões da petroleira brasileira. Na sua visão, todas as figuras, do gerente ao membro do conselho de administração, são responsáveis por supostos prejuízos e desvios provocados a partir de decisões tomadas pela empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!