Dinaldinho criará uma Fundação para promover a cultura de Patos

Mais Patos
O prefeito eleito, Dinaldinho Wanderley, pretende criar em Patos uma Fundação Cultural, para cuidar especificamente da cultura e das artes do município de Patos. O São João e todas os eventos tradicionais do município ficarão vinculados a esta fundação e caberá a ela também, promover festivais das mais diversas artes e estimular os artistas da terra. Uma das vantagens da Fundação é que ela poderá captar recursos das mais diversas origens, inclusive de doações, o que lhe dará muito mais agilidade para atuar.
A Fundação receberá um percentual da receita corrente do município, o que lhe dará autonomia financeira, iniciativa inédita entre os municípios da região. 
Uma dos principais aspectos é que a Fundação não ficará dependente de verbas eventuais, embora vá continuar a captá-las, sempre que possível. Outra vantagem é que eventos, como o São João, serão promovidas pela própria fundação, sem necessidade de terceirizar o evento com a decorrente dispersão das receitas. 
Outro instrumento que a futura administração pretende reorganizar e que será determinante para possibilitar a realização de atividades artísticas no município é o Fundo Municipal de Cultura, criado na gestão do prefeito Dinaldo Wanderley. O Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de política pública que proporcionará a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas no município, para a realização de projetos culturais.  Nele, os ativistas culturais vão buscar recursos para seus projetos. Ou seja, ele funcionará como instrumento de fomento aos empreendedores culturais, utilizando-se de um fundo financeiro especialmente formado para financiar as produções artísticas e culturais da cidade, servindo, fundamentalmente, para incentivar a produção de arte e cultura.
Este fundo será suprido pela Fundação Cultural que lhe repassará uma parte das receitas correntes do município, ao invés de utilizar renúncias fiscais como forma de captação de recursos. 
A criação da Fundação vai esperar até o início do ano, mas acreditamos terá tempo suficiente para organizar o São João 2017. O Fundo Municipal de Cultura deverá proporcionar novos tempos para a cultura e a arte do município. 
Todas as pessoas que se dedicam a promover a cultura no nosso município não terão com o que se preocupar, pois a nova estrutura dedicada à Cultura terá muito mais condições de alavancar a área cultural do município do que tiveram os seus antecessores. A fundação terá muito mais agilidade para realizar atividades culturais e contará com recursos garantidos para isso, com a destinação de um percentual da receita corrente do município, fato inédito na região, proporcionado pela nova administração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crescem os riscos de Patos ficar totalmente sem água no ano que vem.

Maranata: empresa terceirizada tem lucros exorbitantes após ser contratada pela Prefeitura Municipal de Patos

Governador afaga PMDB de Patos e presenteia Grupo Mota com direção da Maternidade. Ricardo teria exigido nome de médico para o cargo