terça-feira, 29 de novembro de 2016

Dinaldinho criará uma Fundação para promover a cultura de Patos

Mais Patos
O prefeito eleito, Dinaldinho Wanderley, pretende criar em Patos uma Fundação Cultural, para cuidar especificamente da cultura e das artes do município de Patos. O São João e todas os eventos tradicionais do município ficarão vinculados a esta fundação e caberá a ela também, promover festivais das mais diversas artes e estimular os artistas da terra. Uma das vantagens da Fundação é que ela poderá captar recursos das mais diversas origens, inclusive de doações, o que lhe dará muito mais agilidade para atuar.
A Fundação receberá um percentual da receita corrente do município, o que lhe dará autonomia financeira, iniciativa inédita entre os municípios da região. 
Uma dos principais aspectos é que a Fundação não ficará dependente de verbas eventuais, embora vá continuar a captá-las, sempre que possível. Outra vantagem é que eventos, como o São João, serão promovidas pela própria fundação, sem necessidade de terceirizar o evento com a decorrente dispersão das receitas. 
Outro instrumento que a futura administração pretende reorganizar e que será determinante para possibilitar a realização de atividades artísticas no município é o Fundo Municipal de Cultura, criado na gestão do prefeito Dinaldo Wanderley. O Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de política pública que proporcionará a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas no município, para a realização de projetos culturais.  Nele, os ativistas culturais vão buscar recursos para seus projetos. Ou seja, ele funcionará como instrumento de fomento aos empreendedores culturais, utilizando-se de um fundo financeiro especialmente formado para financiar as produções artísticas e culturais da cidade, servindo, fundamentalmente, para incentivar a produção de arte e cultura.
Este fundo será suprido pela Fundação Cultural que lhe repassará uma parte das receitas correntes do município, ao invés de utilizar renúncias fiscais como forma de captação de recursos. 
A criação da Fundação vai esperar até o início do ano, mas acreditamos terá tempo suficiente para organizar o São João 2017. O Fundo Municipal de Cultura deverá proporcionar novos tempos para a cultura e a arte do município. 
Todas as pessoas que se dedicam a promover a cultura no nosso município não terão com o que se preocupar, pois a nova estrutura dedicada à Cultura terá muito mais condições de alavancar a área cultural do município do que tiveram os seus antecessores. A fundação terá muito mais agilidade para realizar atividades culturais e contará com recursos garantidos para isso, com a destinação de um percentual da receita corrente do município, fato inédito na região, proporcionado pela nova administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!