quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

TCE finaliza ´pente fino` na Fundarpe

O relatório final dos auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a contratação de artistas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) para uma série de eventos em 2009 vai confirmar as denúncias de irregularidades denunciadas por parlamentares da oposição. Aproximadamente R$ 62,6 milhões foram gastos de forma irregular, segundo os técnicos do TCE, com a contratação de artistas para diversos eventos espalhados pelo estado.

As irregularidades vão desde a falsificação de declarações e documentos, até o superfaturamento e pagamento de shows que nunca foram realizados.

A contratação de 18 bandas, em 2009, para apresentações diversas é uma das que chamam mais a atenção. Segundo os auditores, os documentos pessoais apresentados por 79 integrantes dessas bandas foram forjados. O mais novo desses falsos músicos tem 80 anos e, o mais velho, 97. ´As idades mostram-se incompatíveis com a atividade contratada`, aponta um trecho do relatório dos auditores.

Em outro ponto, os funcionários do Tribunal levantam a suspeita de participação até de cartórios na ´produção deliberada de cartas de exclusividade fraudadas`, documentos estes apresentados pelas bandas e seus representantes para conseguirem contratos junto à Fundarpe.

Em 2009, de acordo com os auditores, a fundação contratou de forma fraudulenta 38 bandas com as quais gastou R$ 2,141 milhões. Esses recursos, recomendam os técnicos, devem ser devolvidos aos cofres públicos. DP, 02/12/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!