quinta-feira, 24 de março de 2011

Dentistas reivindicam melhores condições de trabalho

“Olá caro colega Benone Leão,

Os Dentistas concursados e contratados pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes reuniram-se num movimento de luta por melhores salários e condições de trabalho. Trata-se do “Movimento Dentistas Unidos”.  A luta já vem desde o ano passado, mas, infelizmente, ainda não obtivemos sucesso.

Para se ter uma idéia de nossas dificuldades, a Prefeitura não disponibiliza auxiliar de consultório dentário em alguns turnos, faltam instrumentais em número suficiente para a demanda diária, imposição de uso pela Prefeitura de materiais odontológicos com prazo de validade vencido, unidades odontológicas sem manutenção, com paredes com mofo e sem climatização adequada.

Além disso, há desprestígio às diversas categorias da área de saúde, bastando citar que os médicos da rede tiveram, recentemente, aumento de 100% e seus salários, enquanto os dentistas e demais profissionais de nível superior (enfermeiros, nutricionistas, psicólogos) tiveram apenas 15%.

Não bastasse isso, todos os profissionais citados acima, com exceção dos médicos (que continuam com cargo de médico) foram agrupados em um único cargo: analista de saúde. Ora, não fizemos concurso público para analista, mas, sim, para Dentista.

As nossas reivindicações são:

1) Salário: Reajuste para os Cirurgiões Dentistas da rede pública. E revisão para os da ESF.
2) Produtividade média e igual a todos, levando em conta a carga horária;
3) Insalubridade de 20 % (vinte por cento) sobre o salário, Lei 6,514;
4) Melhoria das condições de trabalho levando em consideração a qualidade dos materiais, instrumentais, instalações físicas, segurança e acessibilidade;
5) Manutenção das vantagens pessoais, e normas de trabalho até o momento;
6) Pagamento da gratificação SUS para adesões ao PSF;
7) Folga de um plantão semanal no PSF conforme vigente até o momento;
8) Liberação para Assembléias 1 vez por mês, pelo menos;

Na próxima segunda-feira (28), estaremos reunidos em assembleia, na sede do Sindicato dos Odontologistas de Pernambuco, para decidir os rumos das negociações, inclusive com a possibilidade de decretação de greve por tempo indeterminado.
 

Benone, pedimos a gentileza de noticiar nosso movimento em seu blog, com nossas reivindicações e data da assembleia, por nos parecer importante que a população pernambucana tenha conhecimento da nossa luta por um serviço público de qualidade e com dignidade para os servidores.

Antecipadamente, agradecemos'.

Movimento Dentistas Unidos
Jaboatão dos Guararapes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!