quinta-feira, 24 de março de 2011

Senadores lamentam perda dos cargos

BRASÍLIA (AE) - Há menos de dois meses no cargo, os senadores Gilvan Borges, (PMDB-AP), Marinor Brito (PSOL-RO) e Wilson Santiago (PMDB-PB) devem perder seus mandatos com a decisão de ontem do Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo assumiu as vagas no Senado no lugar dos também eleitos João Capiberibe (PSB-AP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), condenados antes da aprovação da lei, e de Jader Barbalho (PMDB-RO), que renunciou para escapar de um processo pela quebra do decoro parlamentar. Os três foram barrados no ano passado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Frustrada na expectativa de continuar exercendo o mandato, a senadora Marinor fez ontem um desabafo no plenário. Ela garantiu não vai “arredar pé” da luta contra a corrupção e lamentou a repercussão da decisão do Supremo no Congresso. “Vamos lutar contra todos os corruptos, contra os Jaders Barbalhos, os Rorizes, os Paulo Maluf porque eles nada de bom acrescentam ao País”, afirmou. A senadora se disse “decepcionada” com a decisão do ministro Luiz Fux que, na sua opinião, teria sinalizado na sua sabatina no Senado que seguiria a decisão da Justiça Eleitoral, quando disse que “a Justiça não pode ficar de costas para a intencionalidade da lei”.
Um dia antes da decisão do STF, Gilvan Borges, aliado de primeira hora do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), ainda acreditava que manteria o cargo. “Acho difícil que o STF decida contra uma medida patrocinada por uma gigantesca mobilização popular”. “Seria pesadíssimo para o ministro Fux retroceder na lei, um pênalti inesperado”, disse.
A decepção também atingiu o senador Wilson Santiago, que apostava que, “por justiça”, seu “mandato não seria ameaçado”. “Uma das missões mais nobres de um tribunal não é só representar a legalidade, mas também o pensamento da população”, defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!