terça-feira, 23 de agosto de 2011

MDU encontra abrigo em situação precária

JUMARIANA OLIVEIRA

Seis pré-candidatos à Prefeitura do Recife e dois vereadores da oposição voltaram a artilharia, ontem, contra a gestão do prefeito João da Costa (PT) em mais uma pauta de fiscalização da Mesa da Unidade (MDU). Dessa vez, a denúncia foi na área de infância e juventude, envolvendo a situação “caótica” de conselhos tutelares. O tema foi proposto pela vereadora Aline Mariano (PSDB), que já havia feito denúncia sobre o mesmo assunto no início do ano. “Todas as áreas do Governo João da Costa, se formos em qualquer abrigamento, é assim. A estrutura é precária”, disse a tucana, ao visitar um abrigo Espaço de Atração, localizado no bairro da Imbiribeira.

As instalações do abrigo, que, de acordo com funcionário, atende atualmente a 12 menores e conta com a estrutura de três assistentes sociais e um psicólogo, chamaram a atenção do grupo. No local, os oposicionistas constataram risco na estrutura elétrica, além de inúmeras infiltrações, inclusive na despensa da cozinha. “É um lugar sujo, mal cuidado, deteriorado e inóspito para receber nossos jovens. O local é inadequado para a realização desse trabalho e está muito aquém do que seria razoável para os jovens serem resgatados das ruas”, relatou o deputado federal Mendonça Filho, que presidente o DEM no Estado e é o atual coordenador da MDU.
“Fiquei chocado, muito chocado. O lugar onde eles comem, tudo é chocante, não há possibilidade de resgatar crianças ali. É um descaso. Não é local, é um depósito”, completou o presidente estadual do PPS, Raul Jungmann. O pós-comunista ainda exigiu que uma resposta fosse dada pela Prefeitura do Recife.

Jungmann ainda afirmou que espera que  uma resposta satisfatória seja dada pela prefeitura, que “gasta tanto com verba publicitária”. “Espero é que não seja uma resposta com cinismo, como foi na última (dada pelo secretário de Relações Institucionais, Henrique Leite, sobre o caos da escola municipal Luís Lua Gonzaga)”, bradou.

No abrigo, funcionam dois projetos: o Recicriar e o Recifazer. Ambos atendem a crianças e adolescentes dos sete aos 18 anos. Segundo Aline Mariano, no local também funcionava, até quatro meses  atrás, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atendia beneficiários de vários programas sociais. No entanto, a casa, de acordo com a vereadora, abrigava vítimas de ameaças externas. Dessa forma, a funcionalidade do Cras colocava em risco a vida dos abrigados.

Além de Mendonça Filho, Raul Jungmann e Aline Mariano, participaram da blitz os deputados também prefeituráveis Raul Henry (PMDB), Bruno Araújo (PSDB) e Daniel Coelho (PV) e os vereadores André Ferreira (PMDB) e Maré Malta (PPS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!