quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Uma vida inteira dedicada ao São Francisco

 O ex-deputado Osvaldo Coelho vai completar no próximo dia 24 oitenta anos de idade. Ele estreou na política em 1955, como deputado estadual, e de lá pra cá, com ou sem mandato, nunca mais se afastou dela. Salvo o quatriênio em que exerceu o cargo de secretário da Fazenda do irmão, Nilo, que governou Pernambuco de março de 1967 a março de 1971, comportou-se como deputado distrital – tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal – em defesa dos interesses de Petrolina.
Atribuiu-se ao velho pai dele, o lendário Clementino Coelho, ou coronel “Quelé”, o início da luta na década de 30 para transformar Petrolina num entreposto comercial e num pólo de fruticultura irrigada. Nilo Coelho deu seguimento a esta luta, levando o asfalto de Belo Jardim até Petrolina, quando esteve à frente do Governo do Estado, após o que a cidade metropolizou-se. Osvaldo continuou a luta do irmão, sendo o seu feito mais notável a conquista da Univasf durante o governo FHC.
Hoje, prestes a completar 80 anos, ele ainda procura explicações para as duas últimas derrotas que sofreu como candidato à Câmara Federal, malgrado os serviços que prestou a toda região sanfranciscana. Petrolina está a dever-lhe uma homenagem por tudo que ele fez nos últimos 55 anos pelo seu desenvolvimento, especialmente na área da educação. E o ministro Fernando Bezerra também o homenagearia se conseguisse com a presidente Dilma viabilizar um dos seus sonhos: o Canal do Sertão. Fogo Cruzado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!