sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PF investiga fraude em fornecedoras de merenda

ARTHUR CUNHA
A Polícia Federal (PF) deu início, ontem, à operação “Mar de Lama”, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro do qual participariam empresas de alimentação que fornecem merenda escolar a várias prefeituras de Pernambuco. Outra irregularidade atribuída ao grupo é o desvio de valores referentes a salários de funcionários fantasmas. Seis pessoas foram indiciadas por crimes de formação de quadrilha, crime contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e peculato.

Entre elas, segundo apurou a Folha de Pernambuco, um ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes. Além de dois gerentes de banco, um empresário, um funcionário público e um estudante. A PF não revelou nenhum nome. Pela manhã, eles prestaram depoimento obedecendo a um mandado de Condução Coercitiva na sede da PF, no Recife, tendo sido liberados em seguida.

Contas bancárias fraudulentas, de propriedade de pessoas inexistentes, utilização de documentos falsos para saques e depósitos de valores também são crimes artribuídos aos investigados. Em uma determinada prefeitura, a quadrilha estaria extorquindo empresários com o objetivo de fazer caixa dois. Pelos cálculos da Polícia Federal, cerca de R$ 1,8 milhão foram “lavados” desde 2007, quando as fraudes começaram. Caso sejam condenados, os indiciados podem pegar até 45 anos de prisão. Nos próximos dias, cerca de 50 pessoas serão intimadas a prestarem depoimento na operação.

Segundo o delegado Bernardo Torres, responsável pelo caso, trata-se de “um grande esquema de corrupção, de desvio de dinheiro público numa das prefeituras desse Estado; envolvendo cargos fantasmas, pagamento de mensalão a autoridades públicas”. “Entre outras coisas, também se investigou a lavagem de parte desse dinheiro, que era advindo dessas modalidades criminosas”, destacou o delegado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!