quinta-feira, 22 de julho de 2010

Marco Maciel reúne mundo político





RENATA BEZERRA DE MELO
“Prioridade absoluta” do Democratas, a candidatura à reeleição do senador Marco Maciel (DEM) foi alvo de todas as atenções, na noite de ontem, quando o parlamentar comemorou seus 70 anos. A festa de aniversário, organizada por amigos, na casa de recepção Blue Angel, na Benfica, às 18h, deveria ser um misto de “açúcar e afeto”, como definiu o amigo e suplente de Maciel, Gustavo Krause (DEM), mas, às vésperas do pleito de outubro, o ingrediente eleitoral ganhou corpo. Com toda a chapa majoritária oposicionista presente, o evento congregou políticos de todas as legendas aliancistas (DEM, PMDB, PSDB, PPS e PMN). Candidato ao Governo do Estado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) falou, na oportunidade, da intenção de “dar todo empenho e toda luta” pela recondução de Maciel ao Senado, assim como também pretende fazer pelo segundo candidato à Casa Alta, Raul Jungmann (PPS), presente no ato.

Candidata a vice e correligionária do aniversariante, Miriam Lacerda também prestigiou a comemoração.

No telão, depoimentos de amigos como o ex-senador Joel de Hollanda e o médico Ennio Cantarelli davam conta da importância de Maciel como figura humana e política. Ao mesmo tempo, convidados podiam fazer um registro elogioso ao homenageado da noite frente à câmera que captava imagens a serem usadas, eventualmente, na propaganda televisiva.

Diante do inevitável clima de campanha, precauções foram tomadas para afastar conotação política. Pouco antes que os convidados começassem a chegar, Maciel procurou o advogado de sua campanha, Ramiro Becker, para checar se estava tudo dentro da lei. “Chegamos a cortar dois depoimentos que seriam exibidos, porque neles duas mulheres diziam que queriam a renovação do mandato dele e isso poderia ensejar tom eleitoral”, revelou Becker. Também foi evitada a veiculação das inserções televisivas.

Sem discurso

Avesso a flashes, o democrata desistiu de discursar, enquanto era cumprimentado por uma fila de pessoas, entre personalidades dos meios político, jurídico e empresarial. O texto que seria lido estava pronto e chegou a ser distribuído. A Gustavo Krause, no meio da festa, Maciel ponderou ser desnecessário ir ao microfone. Duas faixas no local não remetiam ao número do candidato. Numa delas, lia-se apenas: 70 anos do marco de Pernambuco.

A data redonda foi definida pelo deputado federal André de Paula (DEM) como um “marco na vida do Marco”. “Não há nenhum parlamentar que tenha o número que ele tem de projetos apresentados e aprovados. Não há um município de Pernambuco que não tenha a marca dele. É muito forte essa ação fecunda. E, do ponto de vista da conduta pessoal, é ícone e referência para oposição e governo”, enalteceu André.

Primeiro colocado nas pesquisas, o aniversariante prefere não comemorar e vê as amostras com cautela. Mesmo diante das provocações adversárias de que não teria feito nada pelo Estado, não ataca. “Ele é avesso ao espetáculo, não gastou com publicidade, é o estilo dele, entra em conflito com o espetáculo da política”, resumiu Krause. No site www.marcodepernambuco.com.br, as obras e projetos do senador listadas servirão de inspiração a sua campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!