quinta-feira, 15 de julho de 2010

Procuradora investigará uso eleitoral da máquina

BRASÍLIA (Folhapress) - A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que apura se Luiz Inácio Lula da Silva usou a máquina pública em favor de Dilma Rousseff, diz que houve abuso do poder político e econômico e que isso pode levar à cassação de sua candidatura. Lula havia elogiado sua candidata ao Planalto durante evento oficial de lançamento do edital do trem-bala, ontem, atribuindo a Dilma os méritos do projeto.

“A verdade é que a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer esse TAV (trem-bala), e foi ela que cuidou, junto com a Miriam Belchior, junto com a Erenice (Guerra). Não podemos negar isso”, disse Lula.

Sandra Cureau abriu procedimento administrativo para investigar o caso e requisitou vídeos do evento. Fazendo a ressalva de que falava em tese, Cureau afirmou que “é um caso de abuso de poder político em prol de uma candidata determinada. É abuso de poder político, sem dúvida, e incorre em abuso de poder econ”mico, já que é feito às custas do erário. Vou analisar as provas e se for o caso entro com ação de investigação judicial eleitoral”, afirmou.

Segundo ela, a ação “pode gerar a cassação do registro de candidatura da candidata”: “Até porque a jurisprudência do TSE já está pacificada no sentido de que se há um candidato beneficiado pelo mau uso da maquina pública na verdade não é necessário a participação direta desse candidato no ilícito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!