quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Depois de Inacinho, Argemiro Pereira

No espaço de apenas uma semana, morreram dois deputados pernambucanos que começaram suas vidas públicas na fase pré-64. O primeiro, na quarta-feira da semana passada, foi Inácio Mariano Valadares Filho, o “Inacinho”, natural do município de São José do Egito, no Sertão do Pajeú. Ele teve três mandatos pela UDN (União Democrática Nacional) e o quarto pela Arena (Aliança Renovadora Nacional), tendo se destacado na Assembleia Legislativa pelo seu bom humor, companheirismo e facilidade de comunicação. Foi cassado em 1969 e desde então abandonou a política.
O segundo, na manhã de ontem, foi Argemiro Pereira de Menezes, natural do município de Serra Talhada, também no Sertão do Pajeú. Tinha 95 anos de idade e completaria 96 em 21 de junho próximo. Ele começou sua vida pública, como vereador, pelo PTB, em 1947, tendo renunciado ao terceiro mandato, em 1956, para assumir um cargo federal em Pernambuco por nomeação do presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira. Chegou à Assembleia em 1959 e de lá só saiu em 1994.
Tanto Inácio como Argemiro eram de uma época em que adversários políticos, não raro, eram tratados como inimigos. Em alguns municípios sertanejos eleitor da UDN não passava na calçada de eleitor do PSD, e vice-versa, tamanha era a rivalidade entre seus partidos. Ambos, entretanto, eram do diálogo e da conciliação. Inacinho fez três acordos políticos com Walfredo Siqueira, seu principal adversário no Alto Pajeú, e Argemiro morreu reconciliado com o ex-inimigo Inocêncio Oliveira.
Fogo Cruzado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!