terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SPORT NÃO DIVIDE O TÍTULO DE CAMPEÃO

BRENNO COSTA   
O Sport é claro e irredutível. Em hipótese alguma, o clube aceita dividir o título do Campeonato Brasileiro de 1987 com o Flamengo. O motivo é óbvio. Existe um processo transitado em julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologa o Rubro-negro pernambucano como o legítimo vencedor do certame. A decisão se equipara a uma lei e pode resultar até em prisão a quem descumpri-la. Portanto, o Leão da Ilha ruge e tomará providências cabíveis para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se redima da posição oficializada ontem.
“O Sport disputou a Libertadores de 1988, foi reconhecido campeão brasileiro pela CBF, (Confederação) Sul-americana, Fifa e pela Justiça Federal. A prova disso é que o São Paulo recebeu a taça por ter sido cinco vezes campeão brasileiro e não o Flamengo”, disse o pre­sidente leonino, Gustavo Dubeux. “Eu costumo dizer que justiça não se discute, se cumpre. Então, o Sport, através do Departamento Jurídico, tomará as medidas cabíveis na Justiça. O Sport não aceita dividir esse título. Ele é 100% do Sport”.
O vice-presidente jurídico, João Humberto Martorelli, seguiu o discurso do mandatário leonino e disse que, durante esta semana, o clube definirá de que maneira interpelará judicialmente a decisão da CBF. “Existe uma decisão transitado em julgado no Superior Tribunal de Justiça que deixa o Sport como o único campeão. A ela não cabe recurso. Não há o que discutir”, observou. “Essa decisão é completamente ilegal e pode gerar uma prisão. Isso é crime porque é uma desobediência a uma lei”, acrescentou.
Presidente do Sport durante o Nacional de 87, Homero Lacerda concedeu diversas entrevistas ontem e, como de cos­tume, foi enfático. “Vamos pedir indenização, multa e pro­cessá-lo criminalmente”, disse, referindo-se ao presiden­te da CBF, Ricardo Teixeira.
Longe do rebuliço que causou em Pernambuco, Teixeira não se mostrou preocupado com uma provável ação do Sport na Justiça. “Não temo, porque o Sport já disputou a Libertadores em 1988 como representante do País e segue como campeão daquele ano. Não acredito que eles foram lesados”, afirmou o cartola, em entrevista ao  “Sportv”.
A polêmica sobre o Campeonato Brasileiro de 1987 ressurgiu ontem, após a CBF divulgar em seu site oficial que o título da edição ficará dividido entre Sport e Flamengo. O ato foi oficializado através da Resolução da Presidência nº 02/2011. Nela, ainda ficou re­conhecido que Guarani e Internacional são os vice-campeões. A portas fechadas, a decisão foi comunicada ao clube carioca por Ricardo Teixeira. Na sede da entidade máxima do futebol nacional, estiveram presentes a presidente do Urubu, Patrícia Amorim, e outros dirigentes do time.
Segundo nota divulgada no site da CBF, o Rubro-negro ca­rioca passou a ser campeão porque o clube apresentou “novos e convincentes argumentos”. Com eles, Ricardo Teixeira passou a considerar que houve dois Campeonatos Brasileiros em 1987, com Flamengo e o Sport sendo os campeões. Procurada pela reportagem para saber quais foram os tais argumentos, a assessoria de imprensa da CBF limitou-se a dizer que o ideal seria procurar o clube carioca e não passou qualquer outro tipo de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!