sábado, 5 de fevereiro de 2011

JAIRO ATAÍDE: DEMOCRATAS RECORRE AO STF

A direção do Democratas de Minas e o comando nacional do Partido prometem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reaver a vaga do mineiro Jairo Ataíde na Câmara dos Deputados. Empossado sexta-feira em substituição a Alexandre da Silveira (PPS) - nomeado secretário extraordinário de Gestão Metropolitana -, o democrata perdeu a cadeira no fim da tarde graças a uma liminar concedida pela ministra Cármen Lúcia em ação ajuizada por Humberto Souto (PPS), que reivindicou para si a vaga. O argumento da ministra é que em caso de licença do titular, deve ser convocado o primeiro suplente do partido e não da coligação que o elegeu.
     
      Nas eleições de outubro, PPS e DEM disputaram juntos as 53 cadeiras de Minas Gerais na Câmara dos Deputados. Embora tenha sido mais votado que Humberto Souto, Jairo Ataíde não pertence à mesma legenda que Alexandre da Silveira. "Há um entendimento coletivo que a coligação se torna um partido só. O Humberto faz falta na Câmara, mas não é por esse critério que ele deve entrar", argumenta o presidente estadual do DEM, Carlos Melles. Ele lembra que sempre foi adotado o critério de mais votado dentro da coligação em caso de convocação de suplentes.
     
      A discussão envolvendo a suplência de deputados que se afastam dos cargos começou em dezembro do ano passado durante julgamento de um mandado de segurança ajuizado pela direção nacional do PMDB. Na ação, o partido reivindicava para si a vaga aberta com a renúncia de Natan Donadon (PMDB-RO). Na ocasião a Câmara empossou em seu lugar Agnaldo Muniz (filiado ao PP durante as eleições e hoje no PSC), primeiro suplente da coligação.
     
      Com informações do jornal O Estado de Minas

Um comentário:

  1. Com certeza a Juiza Carmen Lucia agiu certo!!
    A vaga pertence ao partido e não à coligação...
    Quando entramos para ser candidato temos que ter um partido ,pois sem partido não temos nossos registro de candidatura, nós não procuramos nos coligar para termos esses registro, penso eu, procuramos é o partido..
    Pois então quero Parabenizar a Juiza que foi autêntica e objetiva na sua decisão!!

    ResponderExcluir

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!