quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Freire reúne oposição de Pernambuco, mas avisa: 'Tudo pode acontecer, inclusive a falta de unidade'

Desarticulada no último pleito para o governo estadual, a oposição vem dando pequenos passos para chegar estruturada e forte nas eleições de 2012. O pontapé foi dado pelo deputado federal Roberto Freire (PPS-SP), que abriu as portas do seu apartamento em Brasília, na terça à noite, para o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), os deputados federais Mendonça Filho (DEM), Raul Henry (PMDB), Augusto Coutinho (DEM) e o ex-deputado Raul Jungmann (PPS). O deputado federal Bruno Araújo (PSDB) também foi convidado, mas tinha jantar marcado no mesmo dia em homenagem ao ex-governador Albano Franco, que também contou com a presença do deputado Sérgio Guerra (praticamente um dissidente).

Apesar de anfitrião do grupo, Freire disse em entrevista que a eleição no Recife "será difícil" para todos. Ele lembra que há uma preparação para 2014 e "tudo pode acontecer", inclusive a falta de unidade dos opositores. Por outro lado, Roberto Freire disse acreditar nesse momento de dobradinha Jarbas/PPS. Fez questão, inclusive, de dizer que o jantar tinha sido articulado durante uma conversa no gabinete do peemedebista. Enquanto Freire defende uma candidatura única para 2012, com o nome de Raul Jungmann, Jarbas também não pensa em abrir mão de Raul Henry para enfrentar o prefeito petista João da Costa. "Mesmo com toda a dificuldade, Jungmann teve boa votação no Recife nas últimas eleições", avisa o pós-comunista. Enquanto o grupo não chega a um consenso, outras reuniões estão previstas para acontecer numa espécie de "rodízio" nos apartamentos dos parlamentares.
Freire disse reconhecer que a oposição saiu destroçada nas últimas eleições, mas cabe agora se reestruturar para chegar firme em 2012. Apesar de reconhecer a força política do governador Eduardo Campos (PSB), lembra que "ninguém deve se julgar imbatível". Para o deputado, os próximos meses podem ser complicados para os aliados do Governo Federal. "O governo Dilma está trazendo de volta a inflação e o governo Lula está sendo processado por improbidade", advertiu.
Integrante do encontro em Brasília, Augusto Coutinho ressalta que é preciso conversar muito e unificar as ações, antes de definir o candidato. Uma das metas do grupo é interagir com a bancada de vereadores, embora não tenha explicado como isso se dará. Questionado se era defensor de uma candidatura única em 2012, o democrata disse que ainda é cedo para essa questão, por ter provavelmente no meio do caminho uma reforma política. "Toda eleição tem a sua história. Pontos que precisam ser formador. A oposição precisa ser mais articulada e falar a mesma língua", disse o deputado. BLOG DA FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!