quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jarbas Vasconcelos diz que governo tenta impedir CPI com pressão e ameaça

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) defendeu nesta quarta-feira (3) a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes. Em pronunciamento, o senador afirmou discordar dos colegas que defendem o apoio à "faxina ética" como única ação do Senado para esclarecer as denúncias de irregularidades na pasta. Para ele, o governo tenta impedir com pressão a instalação da CPI.
- O legislativo não pode e nem deve abrir mão de suas prerrogativas constitucionais de fiscalizar os atos do poder executivo. Não faltam instrumentos com esse objetivo e um deles é a Comissão Parlamentar de Inquérito que o governo no grito, na ameaça, na pressão, tenta impedir - acusou.
Na ultima terça-feira (2), a oposição havia conseguido as 27 assinaturas necessárias para a criação da CPI, mas os senadores João Durval (PDT-BA) e Reditário Cassol (PP-RO) retiraram o apoio.Jarbas Vasconcelos disse que o governo pressionou signatários a retirar as assinaturas, mas afirmou não ter recebido nenhum telefonema nesse sentido.
Para o senador, o PT, partido da presidente da República, Dilma Roussef, quer enfrentar a opinião pública "como se o passado não existisse". O senador acusou o partido de dizer que o Ministério Público trabalha a serviço da oposição, sem se lembrar de que isso, na verdade, ocorria quando o PT não era governo. Jarbas Vasconcelos disse que o partido não pode se dizer perseguido.
- O Ministério Público é ruim hoje, mas ontem era muito bom quando era aliado do PT. É uma das coisas mais ridículas que eu já vi nesta casa nos quatro anos e sete meses que aqui passei.
Jarbas Vasconcelos elogiou as medidas recentes da presidente Dilma Roussef e declarou apoio a qualquer ação da presidência no combate à corrupção e ao aparelhamento político e partidário de setores da administração pública federal. Ainda assim, disse esperar que a "faxina" seja verdadeira e que não se limite a um partido.
- Ela não pode ter um comportamento com o PR, o Partido Republicano, e outro com os demais partidos integrantes da base do governo. Tem que ser uma só conduta, uma só faxina e uma só investigação. Da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!