quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Oposição consegue assinaturas para CPI da Corrupção

Dez governistas assinaram o documento. Governo vai tentar impedir instalação
COLETA dos nomes que faltavam foi feita ontem no Senado pelos oposicionistas
COLETA dos nomes que faltavam foi feita ontem no Senado pelos oposicionistas
BRASÍLIA (Folhapress) - A oposição conseguiu, ontem, as 27 assinaturas necessárias para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado com o objetivo de investigar acusações de corrupção no Ministério dos Transportes. Dez senadores de partidos aliados do governo Dilma Rousseff (PT) assinaram o pedido, mesmo após sucessivas manobras do Planalto para impedir a criação da comissão.

Entre os governistas, quatro senadores do PMDB, três do PDT, dois do PP e um do PMN apoiaram a instalação da comissão - além dos 16 integrantes de PSDB, DEM e PSOL. A senadora Kátia Abreu, que deixará o DEM para aderir ao PSD, também assinou o pedido.

Como a oposição conseguiu o mínimo de assinaturas para a comissão, se algum senador retirar o apoio, a CPI deixará de ser criada. O prazo para isso termina à meia-noite do dia em que o pedido for lido no plenário - o que deve ocorrer hoje. O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), disse não acreditar numa pressão do Governo para a retirada de assinaturas. “Todos que assinaram pensaram muito. Há um espaço de indignação na base governista diante desse mar de lama na Esplanada”. O líder do Governo, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que vai procurar os governistas para tentar derrubar a CPI. “A comissão não é boa para o Governo, apesar de ele não temê-la”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!