terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mendonção recebe homenagem póstuma na Câmara dos Deputados e é reverenciado por aliados e adversários

A Câmara dos Deputados prestou hoje uma homenagem póstuma ao ex-deputado José Mendonça Bezerra, falecido em abril deste ano. “Mendonção foi responsável por mudanças profundas que se refletiram no desenvolvimento e no progresso de Belo Jardim, sua cidade natal, e de sua região com a criação e instalação de escolas, empresas, bancos e indústrias, levando educação, trabalho e qualidade de vida para o povo do Agreste pernambucano”, afirmou o líder do Democratas, Antônio Carlos Magalhães Neto, autor da proposta da homenagem.  
         Muito prestigiada a homenagem a Mendonção contou com a participação dos senadores Jarbas Vasconcelos, do ministro do TCU, José Múcio, de familiares como a viúva, Fana, as filhas Isabela, Andrea, funcionários do Câmara e de amigos. Deputados de diversos partidos e regiões do País discursaram ou fizeram aparte aos discursos, destacando as qualidades de José Mendonça. "José Mendonça fez história com diálogo, entendimento e relacionamento cordial. Foi um homem que trabalhou pela sua terra", afirmou a deputada Ana Arraes, que falou em nome do PSB.
      Adversário político de José Mendonça no Agreste, o deputado José Augusto deu um testemunho que emocionou a todos.  “A marca de Jose Mendonça era a competência como pai, como filho e como político. Senti a sua competência política em Santa Cruz, onde nosso grupo passou 24 anos sem ganhar eleição. Apesar de sermos adversários políticos há muito tempo, só o conheci há pouco mais de um ano. Pela sua gentileza e firmeza de posição nos tornamos amigos, respeitando a diferença política. Vi que perdi muito tempo em não conhecê-lo antes", afirmou, reconhecendo que Mendonção sempre levou benefícios para Santa Cruz.
       O deputado Raul Henry falou em nome da bancada do PMDB, destacou a importância de José Mendonça na criação da aliança União por Pernambuco. “Essa aliança fincou as bases do desenvolvimento que Pernambuco vive hoje e Mendonção teve papel importante nesse processo”, afirmou Henry, destacando a figura humana de José Mendonça. “O bom humor era uma de suas virtudes. Ele tinha uma enorme capacidade de amar. Mendonçao foi generosamente apaixonado pelas causas que acreditava e pelas pessoas com as quais convivia", destacou.  
      O deputado federal Mendonça Filho falou em nome da família. Mendonça Filho leu um texto do presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, que diz “a nossa família tem um compromisso de fidelidade com José Mendonça. Isso significa dizer que seremos sempre definidos, claros, como ele foi à vida toda em relação aos amigos, à política, à região, as preferências esportivas, ao amor à sua terra, às convicções religiosas”. A sessão foi iniciada com um vídeo sobre a vida de José Mendonça e encerrada com a apresentação de uma seleção de fotos do ex-deputado ao som de “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha, sua música preferida.
Por Nádia Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!