terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sessão homenageia os 426 anos da Paraíba

Agência Senado

Autor do pedido para a que a hora do expediente da sessão desta segunda-feira (8) comemorasse os 426 anos da Paraíba, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) destacou fatos e personagens da história do estado, cuja história começa com a fundação da vila de Filipeia de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa - a 3ª cidade mais antiga do país.
O parlamentar citou grandes nomes da literatura, da música e da política, como José Lins do Rego, José Américo de Almeida, Augusto dos Anjos, Assis Chateaubriand, Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Canhoto da Paraíba, Epitácio Pessoa e João Pessoa.
A fala de Wilson Santiago foi precedida por um número musical apresentado pelos repentistas Jamaci Dantas Nóbrega e Oliveira Francisco de Melo, conhecido como Oliveira de Panelas, tratando de locais, pessoas e costumes paraibanos.
Em seguida o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) - que comemora o aniversário no mesmo dia da fundação da cidade, 5 de agosto - destacou a hospitalidade do povo de João Pessoa, capital nordestina em primeiro lugar no índice de retorno de turistas. O parlamentar também relatou fatos da história paraibana, desde que em 1585 a coroa portuguesa assegurou seu domínio sobre o território, quando derrotou as tribos potiguaras, em aliança com os índios tabajaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!