sábado, 18 de março de 2017

Agora é lista fechada nas eleições. Meu Deus, socorro!

Blog do Riella
Uma grande ameaça contra todos os brasileiros está evoluindo na Câmara Federal e no Senado: é a “lista fechada” para eleição de deputados federais e senadores.
Essa aberração obriga o eleitor a votar apenas no partido, sem poder escolher o candidato preferido. Você não elege mais ninguém, nunca!
No caso da Câmara Federal, por exemplo, o partido registraria uma lista de canditatos. Depois da votação, quando se soubesse quantos deputados esse partido teria direito a eleger, os primeiros da lista seriam os escolhidos.
Essa proposta tem apenas um objetivo: permitir que políticos desmoralizados pelos escândalos possam ser eleitos sem precisar impor seus nomes sujos ao eleitorado.
Para eles é muito importante, porque isso pode retardar suas prisões. Se eleitos, continuarão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal, onde os processos na maioria das vezes ficam extintos sem condenações.
Esses políticos, se forem para o voto direito, provavelmente terão votação ridícula. Pela lista fechada, nem precisarão fazer campanha de rua, onde correm risco de apedrejamento.
Essa “novidade” da lista fechada precisa ser aprovada por Câmara e Senado até o fim de setembro deste ano. E ainda precisará ser sancionada pelo presidente Michel Temer. A lei precisa estar plenamente aprovada um ano antes das eleições de 2018.
O povo – nós – está dormindo enquanto se processa um verdadeiro golpe no Congresso Nacional.
O atual processo eleitoral, no caso dos senadores, é aceitável. Hoje, a gente vota diretamente no candidato ao Senado, que pode ser eleito se for o mais votado.
No caso dos deputados federais, já é péssimo desde já, pois a gente vota num candidato e esses votos vão para o partido, divididos entre diversos nomes. Assim, alguns acabam eleitos mesmo tendo poucos votos, graças à carona dos votos de alguns nomes famosos, como Tiririca. Isso é chamado de voto proporcional.
A “lista fechada” consegue ser mais indecente do que qualquer coisa.
Teremos de reagir violentamente contra isso, mas como? Na verdade, o povo talvez não tenha tempo de entender esse golpe. Quando percebeu, blau-blau!
Da minha parte, faço meu esforço, escrevendo essas linhas no Face, onde felizmente sou lido por muita gente inteligente.
Oi, pessoal, vamos acordar? Já são 8h da manhã. (RENATO RIELLA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!