segunda-feira, 15 de março de 2010

Mendonça Filho e entidades entram com ação ação popular

O ex-governador Mendonça Filho, a Associação Amigos da Tamarineira e um grupo de representantes da sociedade civil entraram hoje, na Vara Fazenda Pública Estadual, com uma Ação Popular em defesa da preservação da área do Hospital da Tamarineira, que tem 91 mil m² de verde, abriga a única emergência psiquiátrica do Estado e é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. A ação pede a concessão de uma liminar para que a Prefeitura do Recife se abstenha de conceder qualquer licença para construções no local – no caso específico um shopping center, empreendimento anunciado para o local - e para que a Santa Casa de Misericórdia não proceda com qualquer intervenção na área.

A ação foi subscrita por vários grupos e pessoas ligadas ao Parque, como a psiquiatra Amélia Lyra, ex-diretora do Hospital Ulysses Pernambucano; Virgínia Pernambucano, neta do renomado médico; o ex-vereador Luiz Helvécio, autor da lei municipal de preservação ambiental da área; de moradores como Lúcia Passos, que produziu um vídeo sobre o espaço verde do imóvel, a presidente da Adusepes, René Patriota, e a vereadora Priscila Krause (DEM).

“Essa é uma ação com a cara da sociedade recifense, com pessoas e entidades envolvidas com a causa da preservação de uma das últimas áreas verdes do Recife, visando impedir o uso privado com a construção de um shopping com 170 lojas”, afirmou Mendonça, ressaltando, ainda, os impactos urbanísticos negativos para o trânsito. A psiquiatra Amélia Lyra, uma das coordenadoras da Associação Amigos do Parque diz que a luta pela preservação do uso público da área, vem desde 1883, quando foi inaugurado o hospital psiquiátrico, hoje Tamarineira.

“O espaço é patrimônio do povo não pode ser privatizado. Não acreditamos na proposta de shopping sustentável. Não existe possibilidade, com as duas leis que protegem a área, de se construir uma edificação como eles planejam sem derrubar a área verde, sem derrubar os imóveis preservados”, disse. Amélia Lyra lembra que a Associação Amigos da Tamarineira já garantiu o tombamento da área como patrimônio cultural em 1992 e a aprovação de uma Lei Municipal de proteção ambiental. A Ação Popular tem como réus a Prefeitura do Recife e a Santa Casa de Misericórdia. Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!