terça-feira, 30 de março de 2010

Oposição enxerga uma “peça de ficção”

Farsa, fantasia, fraude e peça de ficção. Estas foram as palavras mais usadas pela oposição para definir as metas previstas no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Para tucanos e lideranças do DEM e do PPS, o lançamento do programa ontem também foi “um ato de campanha completo” da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Os três partidos de oposição apoiam a candidatura do tucano José Serra à Presidência

“Teve até choro e emoção. Foi uma ação palanqueira”, disse o líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA). A oposição avalia entrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff sejam punidos por propaganda eleitoral gratuita. “O PAC 2 foi um lançamento de candidatura com honras e pompas do poder”, afirmou o tucano. “Aquilo foi um verdadeiro comício”, emendou o senador Álvaro Dias (PDSB-PR).

Para ele, a iniciativa governista é peça de ficção. “O primeiro PAC foi apresentado como revolução na administração pública do País e se transformou em uma falácia. O PAC 2 é um passo à frente daquilo que não andou. Um verdadeiro espetáculo surrealista”, criticou. Segundo levantamento feito pelo PSDB, a pedido do deputado Otávio Leite (RJ), o governo executou, em 2007, 72,8% dos recursos destinados para o PAC . No ano seguinte foram pagos 68,1% e, em 2009, apenas 41,9%. “É uma tremenda presunção de o governo apresentar um PAC 2 sem ter alcançado as metas do PAC1”, argumentou Leite. Este ano, até o dia 26 de março, apenas 2,2% do total de os recursos para obras do PAC 1 haviam sido pagos.

Para o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), o presidente Lula transformou o lançamento do PAC 2 “em mais um comício a favor da ministra-candidata”. “A farsa é inegável. A ponto do PT anunciar pela imprensa que vai exigir que a ministra-candidata `traduza’ o PAC para os eleitores. E o comício de hoje é mais uma mentira: só participou dele quem estava devidamente convidado - ou convocado”, afirmou Bornhausen, em nota divulgada hoje pelo DEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!