sábado, 3 de julho de 2010

Escolha de Joaquim ainda gera insatisfação

BRUNA SERRA
O processo de escolha para a vaga de primeiro suplente de Humberto Costa (PT), ex-secretário das Cidades e agora candidato ao Senado Federal, ainda sangra a legenda. A indicação do ex-governador Joaquim Francisco (PSB), que no ano passado deixou o DEM para reforçar a trincheira governista, promete render muito debate interno. Isso porque as tendências minoritárias - a majoritária é a Construindo um Novo Brasil (CNB), comandada por Humberto - não aceitam que as diretrizes estabelecidas no encontro estadual petista sejam desrespeitadas. Ficou resolvido no encontro que a suplência seria destinada também ao partido.

Para a vaga ocupada pelo PSB, já estavam no páreo o presidente estadual da legenda, Jorge Perez e Cláudio Ferreira. Apesar de evitarem manifestações públicas, por enquanto, pois a expectativa é que Humberto busque o diálogo para amenizar o desconforto, integrantes da legenda demonstram irritação com a escolha. “Não houve um debate sobre a inidicação dele (Joaquim Francisco). Humberto foi ao Palácio e simplesmente comunicou que o suplente já tinha sido escolhido”, disse um petista em reserva.

Humberto Costa evitou polemizar com os insatisfeitos. Afirmou categoricamente que não há mais resquícios do debate que culminou com a escolha de Joaquim. “As pessoas me delegaram a escolha e assim eu agi. Dos nomes que foram me apresentados pelo PSB, entendi que esse era o melhor. Tenho certeza que Joaquim vai me ajudar muito durante a campanha”, minimizou.

Uma reunião de última hora, que aconteceu dia 29, portanto 24 horas antes da convenção, serviu para oficializar o nome do ex-governador para os integrantes da executiva petista. Na ocasião, apenas a tendência Articulação de Esquerda (AE) concordou. As demais resistiram e teriam criticado o fechamento da questão, considerando a escolha uma injerência do governador Eduardo Campos (PSB) nas decisões internas.

O ex-prefeito do Recife, preterido na corrida pelo Senado, João Paulo, reconheceu que houve um constragimento com a escolha. Mas, com seu estilo peculiar de minimizar os fatos, afirmou que a pauta está superada. “Realmente, a indicação foi meio uma surpresa, mas, agora, não vejo mais entraves”, defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!