quarta-feira, 3 de março de 2010

Serra diz que PT se beneficiou de políticas adotadas pelo governo FHC

No site Vote Brasil

Em discurso nesta quarta-feira na cerimônia do Congresso em homenagem ao centenário do ex-presidente Tancredo Neves, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que o PT se tornou um dos principais beneficiários de políticas adotadas por governos passados --especialmente o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Apontado como pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Serra disse que, por "paradoxal" que seja, os petistas herdaram conquistas da transição democrática do país e de medidas adotadas por FHC.
"O PT acabou por ser, por paradoxal que pareça, um dos principais beneficiários da eleição do primeiro presidente civil e das conquistas sociais e culturais da Constituição e soube, posteriormente, colher bons frutos de mudanças institucionais e práticas, como o Plano Real, o Proer [extinto programa de estímulo ao sistema financeiro nacional] e a Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou ao mencionar programas criados na gestão Fernando Henrique.
Ao fazer um histórico da nova República no Brasil, Serra disse que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 foi uma das alternâncias de poder "mais contrastantes" no país --embora o partido tenha sido encarado como uma "força desestabilizadora de comportamento radical e deliberadamente à margem da política nacional
".Mesmo sem declarar a sua pré-candidatura, Serra disse que os futuros governantes do país devem "assumir com humildade e coragem" a herança dos 25 anos de democracia no país.
"Não para negar o passado, mas para superá-lo, a fim de fazer mais e melhor.
"Ao exaltar feitos da gestão FHC, o governador disse que o país conseguiu derrubar a superinflação e solucionou o "problema persistente da dívida externa herdada". Serra disse, porém, que a estabilidade econômica ainda não é garantia de um futuro de autossustentação para o país.
"Assim como não somos escravos dos erros do passado, tampouco devemos crer que a eventual sabedoria dos acertos de ontem se repetirá invariavelmente hoje e amanhã. A estabilidade, o crescimento e os ganhos de consumo, ainda não têm garantidas as condições de sustentabilidade no médio e no longo prazos", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!