sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Senado aprova convites para ouvir mais ministros

BRASÍLIA (Folhapress) - O Senado aprovou ontem novos convites para ministros do Governo Dilma Rousseff explicarem no Congresso denúncias de corrupção. A Comissão de Agricultura do Senado aprovou convites para ouvir os ministros Wagner Rossi (Agricultura) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), além do presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Celso Lacerda.

A oposição queria convocar os ministros, mas acabou convencida por líderes governistas para transformar o pedido em convite - o que os desobriga a comparecer ao Congresso para se explicar. Em relação ao Incra e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, há a denúncia de negociações de membros do Governo para a aquisição de lotes para fins de reforma agrária envolvendo ocupantes de cargos de confiança do Executivo.

No Ministério da Agricultura, a oposição quer esclarecer o suposto esquema denunciado pelo irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-diretor da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) Oscar Jucá Neto. Ele disse à revista “Veja” que existe um consórcio entre o PMDB e o PTB para controlar a estrutura do Ministério da Agricultura com o objetivo de arrecadar dinheiro.

A aprovação de convites faz parte da estratégia da presidente Dilma Rousseff para que os ministros responsáveis por pastas onde há denúncias de corrupção prestem esclarecimentos ao Congresso -sem o desgaste de serem convocados. Na Câmara, cinco integrantes do primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff foram chamados a esclarecer as denúncias - todos também por convites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!