sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

DEMOCRATAS: PRIORIDADE AO ENSINO BÁSICO

O que fizeram os países que saíram vitoriosos da reforma do ensino básico? Um planejamento detalhado de currículo e um planejamento detalhado das aulas. Os professores foram muito bem capacitados nos anos iniciais da reforma. Foi decidida ainda a autonomia para a escola desde que combinada a metas de trabalho, avaliação constante e cobrança de resultados. Também fez diferença no aprendizado a atenção e o interesse dos pais pelo que os filhos estão fazendo e aprendendo na escola.
      Por considerar a educação o principal investimento, o Democratas considera que o Brasil deve seguir as pegadas dos países que venceram o desafio do ensino básico. Na década de 90 avançamos neste sentido porque, pela primeira vez na História do Brasil, houve ênfase no ensino básico, sobretudo no ensino fundamental. O acesso à escola foi universalizado: 97% do total de crianças foram matriculadas nos estabelecimentos de ensino. Também aumentou a velocidade das graduações e cresceu o ensino superior.
           E a qualidade do ensino? A qualidade era lamentável e continuou lamentável tanto que mais da metade dos alunos, quando chega à quarta série, ainda não foi alfabetizada corretamente. Da população adulta, três quartos são analfabetos funcionais. Diante disso, qual é o nosso grande desafio? É entender que a nossa prioridade é o ensino básico. 

DEMOCRATAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!