domingo, 16 de janeiro de 2011

DEMOCRATAS VAI AO STF CONTRA REFÚGIO A BATTISTI

O Democratas ajuizou nesta quarta-feira, 12, Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o parecer da Advocacia Geral da União, aprovado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 31 de dezembro de 2010, que fundamentou a não-extradição do italiano Cesare Battisti.


O parecer da AGU reconheceu o amplo poder do Presidente da República para avaliar o agravamento da situação do criminoso no Estado estrangeiro, caso extraditado, em face de sua condição social e pessoal. E pelo Parecer, o Judiciário não pode verificar o acerto ou equívoco do Presidente da República.

Na ação, o Democratas vai pedir ao Supremo Tribunal Federal que declare a inconstitucionalidade do Parecer que deu fundamento à não extradição do Battisti e que também balizará a atuação do Presidente da República em outros tantos casos semelhantes.

O partido argumenta que compete ao STF julgar a extradição solicitada por Estado estrangeiro. No exercício dessa competência, atribui-se ao Supremo Tribunal Federal o exame sobre a incidência de impedimentos constitucionais, legais e convencionais à extradição solicitada.

“Tanto isso é verdade que tal questão foi expressamente apreciada pelo Supremo Tribunal Federal no específico caso da extradição de Cesare Battisti”, salienta o deputado Rodrigo Maia, Presidente Nacional do DEM.

O partido defende que, ao contrário do que proclama o parecer da AGU, o Presidente da República não tem amplo poder discricionário para avaliar a presença de razões para supor o agravamento da situação do criminoso. Essa competência é também exercida pelo Poder Judiciário, no caso, pelo STF.

E tem menos ainda no presente caso, acrescenta Maia, uma vez que, no “afã de tentar demonstrar uma eventual perseguição ao Battisti, o parecer se baseou exclusivamente em matérias jornalísticas, que, segundo STF, não servem de prova robusta para absolutamente nada”.
DEMOCRATAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!