segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Novatos cheios de expectativas

IZABELYTA GUERRA   
No dia 1º de fevereiro, 513 deputados iniciarão os trabalhos do ano legislativo de 2011, na Câmara Federal, em Brasília. Porém, 238 destes serão estreantes. Representando Pernambuco, do total de 25 deputados eleitos, 11 serão novatos. Contudo, a maioria tem experiência política: são três ex-prefeitos, um ex-governador, um senador, um deputado estadual, um ex-vereador e um vereador. Os outros três nunca ocuparam um cargo eletivo.
AUGUSTO Coutinho integrará a oposição a Dilma Rousseff
O ainda deputado estadual Augusto Coutinho (DEM), que descartou o seu terceiro mandado consecutivo na Assembleia Legislativa para tentar uma cadeira em Brasília, se diz animado com a nova etapa. “Estou motivado e com muita esperança de poder trabalhar pelo País e, em especial, por Pernambuco. Só espero não me decepcionar e poder, de fato, legislar sem a interferência do Governo Federal”, observou.
Eleito com 70.096 votos, o democrata, que integrará a bancada de oposição à presidente Dilma Rousseff (PT), alerta que não se pode trabalhar só para referendar as decisões do Executivo. “Eu defendo a autonomia do poder e aviso que vou atuar pelo interesse de quem eu represento, mantendo o trabalho de oposição e exercendo um papel relevante”, assegurou. Como foco do seu mandato, Coutinho cita a revisão do Código Penal Brasileiro que, segundo ele, “é antigo e beneficia apenas os bandidos e, principalmente, os ricos”, ressaltou.
Enfatizando o momento histórico pelo qual passa o Brasil, devido à eleição de uma mulher como presidente, a deputada eleita Luciana Santos (PCdoB) diz sentir-se “privilegiada” em participar de uma gestão que já se destaca pela ampliação dos espaços femininos no poder. “Sem dúvida, assumir este papel em um momento tão importante, só me deixa mais feliz. Proporcionalmente, faço parte da maior bancada feminina no Congresso Nacional, e isso não é por acaso”, destacou. Ex-deputada estadual, ex-prefeita de Olinda e ex-secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, ela também atribui como prioridades da sua atuação, em Brasília, o desenvolvimento urbano, a educação e a ciência e tecnologia. “Vou otimizar o que eu já havia feito como deputada estadual e secretária de Estado”, disse Luciana Santos, que debuta na Câmara dos deputados com o apoio de 105.253 eleitores.
LUCIANA Santos ressalta a representação feminina
Também responsável pelo índice de 46% da renovação da Câmara Federal, Anderson Ferreira (PR) desembarca em Brasília com um histórico político-familiar fortalecido. Segundo ele, apesar de nunca ter atuado como parlamentar, as “grandes experiências” de seu pai, deputado estadual Manoel Ferreira (PR), e do irmão, vereador André Ferreira (PMDB), contribuirão para a sua legislatura. “No começo, eu confesso que fiquei temeroso de chegar a uma Casa com tantos veteranos, mas sei que tenho que ir com tranqüilidade e ter sensibilidade para aprender com os exemplos dos que estão lá há mais tempo”, explicou o republicano.
Representante da classe evangélica, Ferreira coloca como meta da sua gestão a sustentação da base do Governo de Eduardo Campos.  “Sei que faço parte da renovação da Câmara e não posso decepcionar. Sem ferir o brio de ninguém, vou trabalhar e crescer a cada dia priorizando a juventude e o segmento evangélico”, destacou.
Mas nem todos serão estreantes. O senador Sérgio Guerra (PSDB) já foi federal por três mandatos e Mendonça Filho (DEM) também exerceu um, tendo sido autor da emenda que garantiu a reeleição para presidente, governador e prefeito. No grupo dos recém-eleitos há um que só exercerá o mandato por um dia, neste início de legislatura: o ex-vereador Danilo Cabral (PSB), que já é secretário estadual das Cidades. A pendência é quanto aos suplentes que ocuparão as vagas de Cabral e do reeleito Maurício Rands (PT), que assumiu a Secretaria de Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!