sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NO RIO: DEMOCRATAS DE LUTO

As mortes na região serrana do Rio de Janeiro causam intensa comoção no país e mostram a necessidade de encontrar solução imediata para a questão das moradias precárias em áreas sob risco permanente de deslizamentos. Na região atingida, principalmente nas encostas, encontravam-se favelas, residências de padrão elevado, sítios de lazer e até hotéis de luxo.

Em Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis e Sumidouro, assim como em quase todas as cidades brasileiras, a ocupação urbana ocorre de forma desordenada e, em muitos casos, à margem das leis. É justamente nessas áreas que as tragédias estão se repetindo.

Em 1967, a região de Petrópolis foi duramente castigada por um temporal que provocou a morte de 300 pessoas. No ano passado, um deslizamento em Angra dos Reis causou a morte de 53 pessoas e desalojou outras 3.500. Em todo o Estado do Rio, desastres naturais decorrentes das chuvas provocaram a morte de 74 pessoas em 2010.

Para impedir tanta dor e tanto sofrimento, cumpre que as esferas do Poder Público atuem de forma rigorosa para garantir a realização das ações destinadas a evitar novas ocorrências. A presidente da República, Dilma Rousseff, deveria ter este desafio pela frente: mostrar ao país que não repetirá os erros do ex-presidente Lula da Silva, tanto que vai garantir segurança de moradia aos brasileiros.
DEMOCRATAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!