sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

EM BETÂNIA, INATIVOS ESTÃO SEM RECEBER. PROMOTORAS MOVERAM AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA PREFEITURA

Até agora os inativos do município de Betânia, no Sertão do Estado, ainda não receberam o pagamento referente aos meses de novembro e dezembro de 2010. A professora aposentada da rede municipal, Maria Rufina Passos, 72 anos, depende apenas da aposentadoria para fazer um tratamento médico devido a problemas cardíacos."Eu não sei mais o que fazer porque este mês peguei dinheiro emprestado a juros, pagando 10%, para realizar o exame e a consulta trimestral", lamenta a pensionista.
O problema já está na justiça, as ex-promotoras da comarca, Julieta Maria Batista Pereira de Oliveira e Rejane Stridre, moveram várias ações civis públicas contra o Fundo Previdenciário Municipal. O processo foi encaminhado ao judiciário, no entanto, até agora nada foi feito, segundo o JC On Line.
A população está esperançosa de que o novo promotor público, Vandeci Leite, da comarca de Serra Talhada, que acumula a função no município, agilize o processos envolvendo cerca de dez ações movidas contra o executivo.
Prefeita não se pronunciou
Os professores da ativa também estão com os vencimentos atrasados. Os docentes deveriam ter recebido o mês de dezembro até o último dia 30, Além disso, ainda não receberam o terço das férias. De acordo com a diretora do Sindicato dos Professores do Município - Simpro, Lucineide do Carmo, a entidade acompanha os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, através do site do Banco do Brasil.
“O Fundeb está sendo bastante fiel com o que manda para a educação de Betânia, nós não sabemos o que está acontecendo, eles não tem nos procurado para dar satisfação” afirmou.
No último dia 22, professores da rede municipal fizeram um ato público em frente a Prefeitura para reinvidicar o pagamento de novembro, o que está sendo efetuado agora, no entanto, a Secretaria Municipal de educação ainda não se reuniu com a categoria para explicar o motivo do atraso. “Foi marcada uma reunião em novembro, mas foi desmarcada por conta da entrega das geladeiras da Celpe. Até então não foi remarcada”, informou.
A prefeita Eugênia de Souza (PR) não quis se pronunciar sobre o assunto.
 
 
Por Nill Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!