sábado, 8 de janeiro de 2011

Oposição dá voto de confiança ao novo PAC


“Programa de Desaceleração e Redução da Miséria” -  PDR - é o nome que o deputado Raul Jungmann ( PPS) sugere para o projeto lançado pela presidente Dilma Roussef, que tem como meta a erradicação da miséria no País. “Ninguém quer o crescimento e a aceleração da pobreza, não é ?”,questiona Jungmann, fazendo referência à expressão “PAC da Miséria”. Apesar de ser avaliada pelo pós-comunista como uma medida positiva e que “ merece  aplausos”, as iniciativas que promovem a transferência de renda e inclusão produtiva podem carregar o que ele chamou de “DNA do Bolsa Família” e de fato, não permitirem a sustentabilidade dos beneficiados nem a ampliação de oportunidades de emprego.    
Estas medidas, que para ele sugerem a correção de rumos de programas como o Fome Zero, possuem ainda lacunas a serem preenchidas. Jungmann cita o prazo para execução e obtenção de resultados como exemplo. O deputado completa dizendo “que o Governo Dilma não tem que dar errado”, mas chama a atenção para que a presidente realize um “governo de indentidade” e não deixe que o “vazio deixado por Lula não cause tanto barulho”.
Fazendo o perfil cauteloso, o presidente nacional do PSDB, senador Sergio Guerra, define como “boa vontade do Estado” este projeto. Ainda na opinião do tucano, a incapacidade de gerenciamento deste plano pode fazer com que o “PAC contra a Miséria” não seja cumprido. “Espero que desta vez não seja só um plano de combate à fome, mas que também promova a sutentabilidade e a verdadeira cidadania”, afirmou.
Já para o deputado federal André de Paula (DEM), o trabalho conjunto e objetivo dos ministérios envolvidos no novo PAC pode permitir a eficiência do projeto e fazer com que tudo não seja apenas uma “carta de intensões” . Mas avisa que, apesar do voto de confiança que deve ser dado a Dilma, a oposição vai acompanhar tudo, cobrar resultados e corrigir distorções. André de Paula ainda faz uma avaliação sobre a ponderação que o Planalto pede no momento de fazer anúncios e definir metas. “Ainda é muito cedo para falar, mas acredito que esta calma  seja o caminho encontrado para que o projeto adquira credibilidade e apresente bons resultados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!